As perguntas sobre as grandes dúvidas existenciais do ser humano não têm apenas uma única resposta. Não há apenas uma maneira de pensar. Cada pessoa tem de descobrir, buscar, construir sua própria concepção. A partir dessa verdade incontestável, a construção do pensamento filosófico por meio do diálogo é a proposta da Coleção FilôIdeias, lançamento da Autêntica Editora, tradução da original francesa PhiloZenfants, resultado da parceria entre o filósofo francês Oscar Brenifier e o ilustrador Jacques Després. Os dois primeiros títulos acabam de chegar às mãos do leitor brasileiro: O bem, o mal e O amor e a amizade.
Em O bem, o mal, doze ideias sobre os dois conceitos são contrapostas a outras doze, tais como: alguns pensam que é possível distinguir claramente o bem do mal; outros, que o mal pode, às vezes, assumir a aparência do bem; alguns acham que o bem é natural no ser humano; outros, que é necessário um esforço... Em O amor e amizade, a contraposição é entre ideias como a de que a amizade pode nascer e desaparecer num instante, ou que ela não existe a não ser quando é duradoura; alguns amam a si mesmos, outros não... Em ambos os casos , a pergunta final é dirigida ao leitor – E você? –, convidando-a a procurar e encontrar sua própria resposta.
Outro elemento importante para a compreensão dos livros da FilôIdeias são as imagens. O texto imagético é moderno, atraente e carregado de significados: não é mero adorno. As ilustrações lembram personagens do antigo Teletubbies, programa da BBC na década de 1990, ou as figurinhas de videogames – portanto, familiares ao público-alvo. As duas linguagens constitutivas da textualidade, na coleção, oferecem grande nível de informações, despertam interesse não apenas nos pré-adolescentes, mas também nos adolescentes e jovens adultos que buscam respostas para suas questões filosóficas ou existenciais, exigindo-lhes uma leitura atenta, para que relacionem de maneira compreensiva o texto e a imagem.