Pergunte ao psicólogo
Vou me separar do meu marido. Ele insiste em dizer a verdade para os nossos filhos, mas eu acho que é melhor contar uma historinha diferente para que eles não fiquem chocados. Não quero que eles pensem que vão ficar sozinhos, por isso acho que falar da separação é algo muito sério para crianças de nove e doze anos, certo?

Bem, o ideal é que se conte sempre a verdade para a criança, mesmo que às vezes de uma maneira mais lúdica. As crianças já têm uma idade boa para compreenderem a rotina da família e vão perceber a mudança e as idas e vindas deles numa casa e na outra. Com isso, o ideal é que os pais se juntem de forma amigável e conversem abertamente com os filhos explicando a situação, deixando claro que sempre poderão visitar o pai e a mãe sem nenhum problema. E que podem até sair juntos.
A coluna Pergunte ao psicólogo é assinada por Rafael Dotto Bianco (CRP 01/17466) - Formado em psicologia pelo UniCEUB, possui curso de formação na Abordagem e Hipnoterapia Ericksoniana pelo Instituto Mylton Hyland Erickson de Brasília, além do curso de Metáforas Ativas no trabalho com crianças e adolescentes, na mesma instituição. Atende preferencialmente adolescentes e adultos.

Mande também sua pergunta usando o nosso formulário de contato. Lembramos que sua identidade será preservada e a resposta será publicada de acordo com a disponibilidade do psicólogo, respeitando a ordem de chegada dos e-mails. Clique aqui para perguntar.