A Editora Moderna lança a coleção Adivinhas Bordadas, que exibe o olhar do poeta brasileiro, Fábio Sombra, e da ilustradora tcheca, Sabina Sombra, sobre a cultura popular brasileira. Como resultado de pesquisas e viagens pelo Brasil, surgiram páginas repletas de bordados e literatura de cordel. A série é composta por três livros, com muita poesia e brincadeiras de adivinhas: Onça, veado, poesia e bordado; Arara, tucano, bordados no pano; e Mamão, melancia, tecido e poesia.
Em Arara, tucano, bordados no pano, os autores exploram a beleza dos pássaros que sobrevoam matas e campos. Onça, veado, poesia e bordado traz desde animais selvagens como a onça-pintada, espécies raras como Mico-leão-dourado e até aqueles pouco conhecidos como a Queixada. Mamão, melancia, tecido e poesia deixa os animais de lado e instiga o paladar com a descoberta de belas frutas tropicais.
E para ficar mais divertido, que tal algumas adivinhações? Que criança não gosta de descobrir coisas novas? Na coleção, dicas descritivas e analogias sobre a fauna e flora brasileira são respondidas pelos bordados. Assim, o texto se torna um jogo, desperta a curiosidade e encanta pelas figuras e sonoridade, agregando conhecimento à diversão.
A técnica de bordado livre utilizada, chamada de peinture à l’aiguille (pintura de agulha) consegue retratar bem os detalhes e cores. Tudo começa a partir de uma foto, que vira desenho e depois é transferida para o tecido.
As figuras refletem texturas de linhas e miçangas, deixando a obra ainda mais rica, além de funcionarem como um imagier, uma coleção de imagens que proporcionam a leitura do livro para crianças de um ano e meio de idade. Com esse método, a obra também se torna ideal para os pequenos em processo de aprendizagem da linguagem oral, quando começam a dar nomes às coisas.